Cadeira com encosto e assento de vime

Cadeira com estrutura em madeira maciça, na cor natural da madeira. Possui assento e encosto de fibra natural trançada em formato circular. Pernas dianteiras ligeiramente curvas e pernas posteriores viradas para fora. Adesivo no verso do encosto com a inscrição a lápis “MB-84”. Na parte inferior, há uma placa de metal fixada por tachas com a inscrição “IF00146”.

Curupira

Escultura de curupira na cor vermelha. Está sobre uma base redonda. Possui os braços e pernas acoplados ao corpo, cabelo na altura dos ombros e franja.

Cadeira de jantar de veludo

Cadeira de madeira, estofada com tecido aveludado na cor vinho, no assento e encosto. Fixação do estofado feita com tachas de metal redondas. Verso do acento com intervenção recente de fechamento. Possui uma placa patrimonial metálica fixada no verso do assento.

Fernando Costa

Óleo sobre tela de retrato de Fernando Costa. Ele está trajando terno e gravata preta. No canto inferior direito há a assinatura “M Souza Gomes 1930”. No verso, chassi de madeira com placa de metal no topo “PSF768”.

Octávio Vecchi

Óleo sobre tela de retrato de Octávio Vecchi. Ele está trajando terno com gravata cinza, possui bigode e ao fundo, há livros em prateleiras. No canto inferior esquerdo há a assinatura “M. Souza Gomes, 929”. No verso, chassi de madeira.

Tríptico. Descobrimento do litoral de São Vicente. Uma bandeira chefiada pelo bandeirante Fernão Dias Paes Leme. Cidade de São Paulo com seus arranha-céus

Representação de Martim Afonso de Souza navegando pelos mares; ao fundo da cena, há uma caravela portuguesa no mar e o céu na cor lilás. Dentro da embarcação, na parte inferior, há um homem lendo um livro e outro chicoteando um homem negro. Representação de Anhanguera, cercado por bandeirantes, índios e homens negros, levantando uma arma e com roupas vermelhas rasgadas; ao fundo há embarcações se aproximando. Representação de um homem de costas empurrando um arado em primeiro plano, duas mulheres a sua frente, uma delas segurando uma criança; ao fundo há um ambiente urbano com prédios, construções, trabalhadores e um avião sobrevoando no céu.

Vitral – Borboleta

Vitral com desenho de uma borboleta com metades simétricas, nas cores laranja, vermelho, amarelo, roxo e azul. No fundo há galhos com folhas verdes. Nos cantos inferiores há duas lagartas simétricas, nas cores verde, vermelho e azul. Possui grade de metal e, no centro, vidro basculante. Projeto de Octávio Vecchi, realização de Casa Conrado.

Vitral – Açoita-cavalo-graúdo

Vitral com desenho de folhas em tons de verde, flores amarelas e amarelas com roxo. Possui grade de metal e, no centro, vidro basculante. Projeto de Octávio Vecchi, realização de Casa Conrado.

Arco entressalas

Arco de madeira de eucalipto e pau-jantar, que separa a Sala 1 da Sala 2. Possui duas floreiras, duas vitrines em cada lado e um bocal para lâmpada no topo. As vitrines atravessam toda a espessura da parede. Elas possuem portas de vidro com haste, fechadura de metal e, no interior, uma prateleira de vidro em cada uma delas. Emoldurando o arco, há acabamentos curvilíneos e detalhes em formato de losango.

Janelas Sala 2, Ala Júlio Prestes

Três janelas de madeira em estilo colonial. As duas da ponta possuem formato retangular e a central, com bandeira em arco gradeada. As janelas abre se em estilo guilhotina.